Sinto-me honrado em participar de alguma forma da sua jornada no aprendizado do inglês. Sabe? Uma coisa que me dá muito prazer é o ensino do inglês! Eu fico muito empolgado em guiar cada vez mais pessoas no Brasil e até fora dele com a minha vocação. Sabe quando você se olha no espelho e entende que o que você faz é bom e lhe dá prazer? Pois é, minha missão é guiar pessoas como você no aprendizado do inglês!

Meu nome é mesmo Dax! Mister Dax é uma forma descontraída, um apelido, em referência à forma de tratamento em inglês. Na verdade, a maneira mais apropriada seria Mister Nolding, que é meu sobrenome, mas apelido é assim mesmo, não tem tanto rigor. A partir de uma brincadeira com um amigo o apelido pegou.

Sobre o meu envolvimento com o aprendizado e ensino do inglês, são mais de 30 anos! Parece que foi ontem que comecei como muita gente começa no cursinho de inglês. Ainda me lembro da minha primeira turma. Confesso que comecei contra a minha vontade, por insistência e ordem da minha mãe. Ordem de mãe sabe como é, tem que obedecer!

 

 

O inglês passou a ser apenas uma desculpa para estar em contato com a galera. Mas valeu a pena! Amizades inclusive que levei por muito tempo. Acredite, uma das colegas da classe, tempos depois, comprou de mim um apartamento onde morei.

Acredito que o aprendizado e a fluência podem abrir muitas portas e, literalmente, contribuir para mudar a vida das pessoas. Muitas coisas aconteceram na minha vida por causa do inglês, coisas legais e até muito curiosas. Você pode até não acreditar no que vou te contar a seguir, mas é tudo verdade!

 

Como conheci meu pai graças ao inglês (!?)

Com o tempo o inglês deixou de ser apenas um pretexto para sociabilização e passou a ser um desejo. Fui tomando gosto pela coisa e passei a buscar mais e mais informação. Frequentando um dos cursos que fiz em busca de melhorar o inglês algo impressionante aconteceu comigo. Algo que ainda pode vir a se tornar um filme de tão curioso! Acredite, eu poderia até ter namorado a minha própria irmã! Sério!
 
 

 

A diretora do curso, Mrs. Bell, me chamou em sua sala e perguntou se eu tinha uma irmã ali no curso. Espantado, disse que não, mas perguntei por quê. Ela disse que havia ali uma menina com o mesmo sobrenome que eu, e que só podia ser da família… Para que você entenda melhor, eu convivi com meu pai somente até os três anos e, depois disso, nunca mais tínhamos nos encontrado. Enfim, a diretora me pôs cara a cara com a minha irmã e logo em seguida meu pai chegou. Foi um reencontro emocionante e é por isso que eu digo que muitas coisas impressionantes na minha vida aconteceram por causa do inglês! Em outras oportunidades eu conto mais… 

 

Música, uma paixão irmã do inglês

Paralelamente ao estudo do inglês, comecei a aprender violão, influenciado pelo meu tio a quem eu considerava quase um irmão. Daí nasceu a paixão pelos Beatles e, depois, por várias outras bandas de pop e rock. A música me influenciou muito na questão do idioma também, pois gostava de cantar aquelas letras em inglês. Cheguei a trabalhar como professor de violão e guitarra e como músico tocando em festas e clubes, além de ter as minhas próprias bandas.

Com isso, aprendi bastante a respeito da motivação para adquirir um novo idioma e das diversas maneiras pelas quais podemos entrar em contato com a língua e mergulhar de cabeça no inglês.

 

Dica de professor para quem quer ou precisa aprender inglês: conecte a sua paixão ao aprendizado do inglês! Aí, o resto é trabalho e consequência.

 

Viajando sem sair do Brasil

Enquanto estudei inglês, sempre busquei o contato com a língua de diversas formas. Eu realmente estava disposto a mergulhar no idioma. Como naquela época eu não tinha condições de viajar para fora do país, pensei que poderia entrar em contato com os estrangeiros aqui mesmo. Decidi estudar turismo e me tornei guia receptivo, unindo trabalho e minha paixão pelo inglês. Durante alguns anos recebi turistas do mundo inteiro e os levei para conhecer a minha cidade. Tive a chance de ter contato com muita gente diferente e de praticar bastante o inglês.

 

Outra dica de professor: existem inúmeras maneiras de fazer uma verdadeira imersão no inglês (ou em qualquer outro idioma). Se você, como no meu exemplo, não pode no momento ir para o exterior, faça o seu ambiente de imersão e traga os estrangeiros até você.

 

 

Atendendo à minha vocação

Dando continuidade à minha fome por aprender, comecei também a pensar em ensinar inglês. Quando a gente começa a pensar muito em alguma coisa, a se dedicar, ela flui por você e ensinar passa a ser um caminho natural. Foi então aí que fiz o TTC (Teacher Training Course), e em seguida conquistei uma certificação internacional da Universidade de Michigan. E aí, não parei mais… Entendendo que a minha vocação era guiar as pessoas pela jornada do aprendizado, formei-me como pedagogo, o que me deu outras muitas ferramentas para guiar meus alunos. Aquela imagem do guia de turismo se somou à minha nova formação em pedagogia, no entendimento de que o professor é um guia, que segue junto, que vai mostrando o caminho, mas que também caminha e se diverte enquanto troca experiências com os outros caminhantes!

Quando comecei a trabalhar como professor, foi mesmo na cara e na coragem. Simplesmente coloquei um anúncio em um jornal de grande circulação da época e começaram a vir os alunos. Atuei como professor particular, depois como professor em alguns cursos de idiomas e escolas, em seguida como coordenador e, por último, diretor na minha própria empresa, através de aulas presenciais in-company e on-line. Tive assim a oportunidade de trabalhar com métodos, materiais e demandas variadas o que me deu muita experiência sobre abordagens e métodos de ensino e aprendizagem. Posso dizer que me tornei um especialista em metodologias de cursos e em adaptar as maneiras de aprender para cada necessidade. Vi muita coisa que não funciona na prática e outras muito efetivas. Aprendi muito mesmo nessa minha caminhada como guia na jornada do inglês!

A partir de toda essa experiência e muita pesquisa posterior, aprendendo com muitas pessoas e escolas acadêmicas, desenvolvi minha própria estratégia de aprendizado. A motivação essencial de ensinar me levou a desenvolver uma forma mais natural, mais dinâmica, direta, didática e divertida. Essa estratégia está resumida de forma ilustrativa na Fórmula do Aprendizado do Inglês, uma maneira de reunir os pontos-chave para o sucesso do aprendizado do inglês.

Com base nessa Fórmula, criei o Guia Completo do Aprendizado de Inglês, um livro digital gratuito que amplia os conceitos e reúne muito conhecimento adquirido a partir de pesquisas sobre o que há de mais inovador e efetivo no aprendizado do inglês, onde guio você, respondendo as principais questões em um passo a passo para quem quer começar ou continuar a sua jornada no inglês de uma vez por todas.

Um dos meus lemas é “inglês de qualidade, efetivo e ao alcance de todos”! É, sei que isso é um lema audacioso porque as pessoas têm gostos diferentes e diferentes realidades. Para perseguir esse lema e não me desviar dele eu criei o Manifesto pelo Aprendizado do Inglês, onde compartilho que o aprendizado pode ser melhor e pode ser para todos. Se quiser me ajudar a espalhar essa mensagem, compartilhando o Manifesto, vai ser bem legal!

 

Gratidão

Sou agradecido por tudo o que passei e me formou no guia que sou hoje! E continuo agradecido e animado por tudo que ainda está por vir!

 

Dica de professor: coloque a gratidão no ponto alto de suas práticas, pois ninguém anda só e, quando anda, fica triste!

 

Sou muito agradecido a Deus! Entendo que toda a minha caminhada na jornada do inglês me forjou para ser o professor e guia que sou agora. Acredito que todas as coisas cooperam para aqueles que amam a Deus. Tenho muita gratidão à minha esposa que me levou a Deus, às minhas filhas, aos meus pais, ao meu amigo PH, incentivador de caminhada, e a VOCÊ que está aqui comigo agora! Aliás, tudo isso aqui é para VOCÊ! 

E já que estamos na gratidão, já vou agradecer a você por se inscrever aqui no formulário do site (logo abaixo)! Lógico, se você quiser! (rsrs!) Assim você fica em contato com todo material gratuito de qualidade que eu produzo e pode se atualizar sobre tudo o que acontece de mais inovador no aprendizado do inglês.

O site funciona em conjunto com meu canal no Youtube e minha Fanpage do Facebook. Quando você curte o material e compartilha com seus amigos, você ajuda a tornar realidade o desejo ilustrado no Manifesto, que é fazer muita gente ter uma experiência incrível e efetiva com o aprendizado do inglês!

Então, quer companhia na jornada do aprendizado do inglês? Conta comigo!

Mister Dax

Seu guia na jornada do aprendizado do inglês!

Deixe uma resposta