Você, um astro da imitação
» » » Você, um astro da imitação

Você, um astro da imitação

postado em: Livro digital | 0

 

A primeira meia-lua do Giro de Aquisição, que estudamos com detalhes nos capítulos anteriores, dá ênfase ao entendimento do conteúdo que está sendo estudado. Com o conteúdo entendido, é hora de deixar de lado a inibição e destravar todo seu potencial para produzir e consolidar o conhecimento.

giro-imitacao-72dpi

Imitação sem vergonha

Nesta etapa do Giro de Aquisição você é convidado a colocar em prática todo o seu potencial artístico para a imitação! Isso mesmo! Todos nós aprendemos imitando quem nos ensinou ou alguém que admiramos, pessoas que tomamos como exemplo. Com o estudo do idioma também não é diferente.

A gente desenvolve as capacidades de produção da linguagem (falada e escrita) também por meio da imitação de exemplos.

A imitação é o primeiro passo para desenvolvermos nossa própria maneira de produzir.
Só que mesmo a maneira própria de cada pessoa é baseada em padrões de linguagem que se repetem e são compartilhados por quem se comunica naquele idioma.

Então, nada de pudores ou vergonha! Pense em você como um astro da imitação e faça o seu show particular de imitação! Faça imitações dos padrões e estruturas textuais, dos padrões de entonação, de contração de palavras e também de sotaque.

O mimetismo, além de tudo, é o treino da sua memória. O que você imita repetidamente cria trilhas cerebrais que irão consolidar o conhecimento até o ponto de se tornar natural, tanto no que se refere à leitura, escrita ou mesmo à fala.

 

Registre os seus tesouros

O primeiro passo desta fase é o REGISTRO. Esse nome faz referência tanto ao REGISTRO falado quanto escrito. Ou seja, neste passo você deve, respeitando o seu nível de maturidade e sem cobranças descabidas, começar a imitar em voz alta (registro vocal) e imitar a escrita (registro escrito).

giro-registro-72dpi

A ênfase desta técnica prática é destravar a fala e a escrita. Então,

a dica é você realizar a imitação como brincadeira, como tentativa descontraída de produzir fala e texto, seguindo o exemplo no seu material-fonte.

Se você vai utilizar uma ferramenta de SRE (Sistema de Repetição Espaçada) para auxiliar o processo de memorização, uma dica bem prática para esta técnica é realizar o REGISTRO dos seus tesouros em cartões de memorização, criando ou aumentando o seu baralho. Quando você estiver criando as suas cartas, mesmo que você não perceba, estará IMITANDO a escrita dos padrões e estruturas, incrementando o processo de memorização desde a fase de Registro. Para um tutorial completíssimo de como utilizar a ferramenta de SRE Anki, veja o Anexo I.

Se você vai usar um caderno de anotações, fichas em papel ou qualquer outros meio de REGISTRO, essa é a hora de criar o material de memorização usando a Arte da Imitação.

Seja qual for a tecnologia que você vai usar, pode ser muito bom revistar neste momento as técnicas que ensinei no capítulo 8. Veja lá, por favor! Tem um resumo no último tópico do capítulo.

 

Registre a sua voz

Outra dica legal é gravar a sua própria voz e ouvir a sua imitação. É um REGISTRO que vai servir também para comparar a sua evolução. Você pode utilizar o SRE (Anki) para gravar a sua própria voz no cartão de memorização, imitando o seu material-fonte. Veja que, enquanto você está criando seu material de memorização, você está desenvolvendo a sua imitação, que será usada no passo seguinte.

Mesmo que você não utilize um SRE, grave a sua voz no celular, no computador, no gravador.

BAIXE GRATUITAMENTE O VIDEOLIVRO DIGITAL!

Preencha os dados a seguir e baixe gratuitamente a versão em PDF do mais completo Guia de Aprendizado de Inglês do Brasil!