Nem todo segredo é complicado
Às vezes o segredo é uma coisa simples, mas que é ignorada. O segredo que eu tenho para lhe revelar por meio da Fórmula é assim também. São coisas óbvias, mas que muita gente despreza durante a jornada do inglês. Espero que você não a subestime por causa da sua simplicidade. Se os elementos da Fórmula forem considerados, a jornada do aprendizado terá um resultado surpreendente! Eu confio muito na sua efetividade por mais singela que seja a Fórmula. Você vai ver que ela faz todo sentido e que funciona mesmo, se for aplicada.
Valorizando elementos desprezados
Muita gente dá ênfase demais às metodologias. Eu também aplico princípios de diversas metodologias com resultados bastante efetivos. Só que eu sentia falta de vários dos elementos da Fórmula nessas metodologias. Eles são tão importantes que, por isso, resolvi destacá-los para que você não se esqueça deles.
Um dos meus objetivos com a Fórmula é destacar que a jornada em si e o próprio caminhante são mais importantes que as metodologias. Em outras palavras, o caminho e o caminhante são mais importantes que as suas sandálias. A jornada do aprendizado é esse caminho, enquanto as sandálias são as metodologias. É lógico que com sandálias ruins os pés serão machucados, mas as sandálias nunca serão mais importantes que aproveitar a jornada. O que eu enfatizo na Fórmula é que o aprendizado e você, estudante, são mais importantes que os métodos, embora estes não devam ser desprezados.
Revelando a Fórmula e os seus elementos
Então, vamos logo desvendar esse segredo. Afinal, eu conto meus segredos. A Fórmula não é matemática, mas se escreve assim:
7D + A + M = F
Cada elemento da Fórmula tem um sentido que eu vou lhe explicar a seguir e a soma de todos eles têm como resultado “F”, que é a FLUÊNCIA no inglês.
Vamos começar pelos sete elementos que começam com a letra “D” (7D). Não sei porque eles começam com essa letra que, só por um acaso, é a minha letra preferida! “D” de Dax (rsrs!):
DIREITO DE TODOS
Para começar, o aprendizado do inglês tem que ser acessível a todos. Por isso eu enfatizo que APRENDER INGLÊS É UM DIREITO DE TODOS! Não importa a sua idade, em que nível está o seu inglês, sua classe social ou mesmo a sua maneira particular de aprender. Eu acredito que todas as pessoas, com maior ou menor grau de dificuldade, podem aprender inglês! Isso significa que VOCÊ também pode aprender inglês! Não há ninguém nesse mundo que possa dizer o contrário! Pode ser que você já tenha desanimado ou mesmo desistido, mas, confie que o problema não é você especificamente! Se você aplicar os demais elementos da Fórmula, vai dar certo! Esse elemento da Fórmula é tão importante que me moveu a desenvolver o Manifesto pelo Aprendizado, que vou lhe explicar no próximo capítulo. Todos precisam ser contagiados por esta mensagem de motivação!
DINÂMICA
O aprendizado tem que ser dinâmico, inclusive as aulas e métodos. Não há mais espaço no aprendizado de inglês para enfadonhas explicações de gramática e exercícios que servem mais para dormir em cima do caderno ou do livro. Este elemento da fórmula diz respeito a uma atitude DINÂMICA de quem está caminhando na jornada do aprendizado, mas também que é preciso respeitar a DINÂMICA do corpo no processo de aprendizagem. Isso mesmo! É preciso entender e respeitar a DINÂMICA do pensamento, da atenção e da memória, ajudando a si próprio a fazer o aprendizado ser bem-sucedido.
DIVERSÃO
O elemento anterior se comunica diretamente com este. Os estudos relativos à aprendizagem mostram também que a diversão deve ser parte integrante do aprendizado efetivo. As pessoas que se divertem enquanto fazem uma atividade aprendem muito mais rápido e se esquecem muito menos do que aprenderam. Uma atitude de leveza e alegria têm efeito direto sobre o processo de aprendizagem.
Vamos olhar com mais calma estes dois elementos da Fórmula no Capítulo 8.
DIRETIVIDADE
Em vez de perder tempo com discussões infinitas e que não levam à fluência, o aprendizado deve ser DIRETO, COM LINGUAGEM ASSERTIVA E SEM ENROLAÇÃO. Eu não gosto de falar mal de cursos, afinal eu mesmo já estudei e trabalhei em alguns deles, mas diluir o conteúdo, sem avanços concretos, só para segurar o aluno durante um longo período de tempo é uma prática de mercado reprovável e que não tem mais sustentação. Com as metodologias de aprendizagem acelerada, surgidas no final do século passado, ficou muito claro que o tempo de aprendizagem pode ser encurtado, lógico que respeitando a maneira de cada um aprender.
DESINIBIÇÃO
Tenho conduzido uma pesquisa com estudantes e ex-estudantes de inglês que tem confirmado que o principal medo que ataca a grande maioria acontece exatamente na hora de falar. (Se você quiser, pode responder também a esta pesquisa aqui, enquanto estiver ativa). Provavelmente por causa da metodologia errada, que enfatiza a fala quando a pessoa ainda não está preparada, muitos são forçados a falar quando sequer assimilaram o básico e acabam ficando tão inibidos que travam na hora de falar, mesmo quando já são estudantes em nível avançado. Por isso é tão importante que o método respeite a forma de aprender para não gerar esses efeitos colaterais do aprendizado. O APRENDIZADO DEVE DESINIBIR E LIBERTAR DO MEDO e não ser um gerador de bloqueios. O que tenho aprendido é que métodos errados podem gerar um verdadeiro trauma no estudante e torná-lo inibido para a produção do inglês.
DIDÁTICA
Esse aqui é um elemento de suma importância, que nos lembra que DEVE EXISTIR RESPEITO AO PROCESSO DIDÁTICO NO APRENDIZADO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA. Neste sentido, meus estudos me dirigiram a desenvolver uma abordagem que defende a forma natural de aprendizado. Em resumo, é inspirada na maneira como aprendemos nossa língua materna durante a infância. Segundo a forma natural de aprendizado, primeiro devemos entender a língua por meio da assimilação de grande quantidade de estruturas e padrões que vêm, que entram, a partir da escuta e da leitura. Somente depois que termos adquirido, assimilado durante algum tempo essa grande quantidade de conteúdo é que estaremos em condições de iniciarmos a produção ou saída da linguagem, por meio das habilidades de fala e da escrita. Para ilustrar melhor esta abordagem e guiar você de forma bem didática, eu organizei a sequência de ações práticas no processo da ESPIRAL ASCENDENTE DA AQUISIÇÃO, que é parte integrante da FÓRMULA.
Você vai poder se aprofundar nestes três elementos da Fórmula nos capítulos da QUINTA, SEXTA e SÉTIMA PARTES deste livro.
DIFERENÇA/INOVAÇÃO
Não tenho nada contra copiar o que funciona e fazer as mesmas coisas que dão certo, mas é possível arriscar e fazer diferente! Todo aprendizado tem muito também de risco. Quando a gente chega com muitas regras prontas que não podem ser contrariadas, ou seja, quando não se pode fazer diferente, o que acontece é a impossibilidade de inovação. CONTRA A MESMICE, FAÇAMOS DIFERENTE!
AUTONOMIA
O processo de aprendizagem deve levar à autonomia e não à dependência de professores, métodos e cursos caros. O verdadeiro aprendizado deve ajudar o aluno a se desenvolver-se como aprendiz e chegar à condição de caminhar por sua própria conta, portanto com AUTONOMIA. Vamos conversar mais sobre este elemento no Capítulo 6.
MOTIVAÇÃO
Este elemento aparece por último na Fórmula, mas talvez seja um dos mais importantes. A motivação é citada em muitas metodologias de aprendizado, mas não é considerada como parte integrante na maioria delas. No meu entender A MOTIVAÇÃO É PONTO CENTRAL EM TUDO QUE FAZEMOS NA VIDA, por isso, no aprendizado do inglês não é diferente. É preciso conectar as coisas que você mais ama e que mais lhe dão prazer na vida com o aprendizado, do contrário elas vão concorrer com ele. Quando você une seus interesses mais valiosos (motivos) ao aprendizado do inglês há um reforço positivo que alavanca os seus resultados! É outro elemento que vamos explorar em conjunto com o elemento anterior, AUTONOMIA, no Capítulo 6.
FLUÊNCIA
O resultado da aplicação de todos esses elementos é a FLUÊNCIA no inglês. É tão importante você definir a fluência como o resultado da sua jornada que também dediquei um capítulo deste livro só para tratar dessa questão (Capítulo 5). Em resumo, o que digo lá é que você precisa definir a FLUÊNCIA, e não menos que isso, como o destino na sua jornada do inglês. Sonhe com ela e chegue lá!
Agora que você conhece por alto a Fórmula, quero lhe contar um SEGREDO e fazer um DESAFIO bem DIRETO. O segredo é que a Fórmula no papel não funciona! Ela só faz sentido quando você a aplica, quando cada um dos elementos é incorporado à prática do aprendizado do inglês. E o meu desafio é que você comece a usar cada elemento no seu dia a dia, como vou lhe mostrar nos próximos capítulos.
Uma resposta
Deyse Cruz
Realmente uma metodologia muito inovadora e cheia de ensinamentos que, em breve, estarei desvendando através dos conteúdos contidos na fórmula 7D+A+M= F