“Dobradinha de sucesso”: potencialize a assimilação
» » » “Dobradinha de sucesso”: potencialize a assimilação

“Dobradinha de sucesso”: potencialize a assimilação

postado em: Livro digital | 0

giro-dobradinha-72dpi

A Espiral é baseada no conceito de aquisição, que dá um destaque muito grande à assimilação natural por meio do máximo de contato com o idioma. Neste capítulo eu mostro como potencializar essa assimilação por meio das técnicas de Mineração e Compreensão. Você vai descobrir também porque eu chamei a primeira meia-lua do Giro de Aquisição de Dobradinha de Sucesso.

Note que a primeira etapa do Giro dá ênfase à assimilação, principalmente por meio das habilidades de entrada de informações (input), que são a audição e a leitura.

 

Texto, áudio, vídeo, música: o que é melhor?

Uma parte do sucesso dos seus estudos depende da seleção do material ao qual você vai se dedicar. Mas, há muita dúvida com relação ao tipo de material e eu quero te ajudar a esclarecer essa questão. Muita gente pergunta se é melhor estudar com textos ou com áudio, ou com os dois. Perguntam também se não é legal estudar com vídeos ou com música. E aí?

Para potencializar a assimilação é preciso aproveitamos todos os canais de entrada. No caso de pessoas alfabetizadas, associar linguagem falada com linguagem escrita é uma forma de garantir que os dois canais (visual e auditivo) estarão em uso e trabalhando em conjunto. Ouvir/assistir, acompanhando a leitura do texto faz com que o cérebro associe  sonoridade às palavras, ativando os dois canais de absorção e ajudando também o processo de ativação da memória. É sucesso garantido! Por isso, eu chamo essa união dos dois canais de entrada de uma Dobradinha de Sucesso!

Com esse conceito em mente fica claro que qualquer conteúdo de qualidade que ative ao mesmo tempo, pelo menos, esses canais de absorção pode ser usado para o estudo. Ou seja, quando você estiver estudando um texto, o estudo será muito mais efetivo para a aquisição do idioma se você tiver também o áudio e estudá-los em conjunto. O mesmo princípio é respeitado se você selecionar vídeos com legenda.

 

De forma bem direta:

  • Se quiser estudar com textos, você vai aumentar sua efetividade se também agregar áudios narrados por nativos do idioma. Una texto com áudio em linguagem nativa, exatamente do jeito que um nativo fala;
  • Se quiser estudar com vídeos, encontre vídeos com legendas de qualidade, que lhe permitam trabalhar também com o texto. Os vídeos têm vantagens e desvantagens. Vantagem, por exemplo, para quem quer aprender a linguagem informal, do dia a dia. Desvantagem para quem quer se comunicar de maneira mais formal, que se alinha mais à forma como escrevemos. No caso dos vídeos ainda há a vantagem da dinâmica, do envolvimento emocional que também conta e ajuda;
  • E, se quiser estudar com música, não deixe de ler minhas dicas do capítulo 9 (Bolha de Assimilação), onde eu desaconselho basear o seu estudo somente em música. Fique atento! ?

Se tudo isso for feito respeitando os outros elementos da Fórmula e as dicas que já ensinei aqui neste Guia, como por exemplo na Reprogramação do Aprendizado (capítulo 8), a efetividade do estudo com material que ative pelo menos esses dois canais de absorção vai ser muito grande.

 

Mineração: descobrindo os seus tesouros!

É na etapa de Mineração que você vai descobrir os seus tesouros para o estudo. Os verbos de destaque nesta técnica são garimpar, minerar.

giro-mineracao-72dpi

A ideia aqui é justamente a de encontrar no meio de tanto material oferecido nos livros e na Internet, aquele que vai ser o material-fonte para os estudos dentro deste Giro de Aquisição. Cada Giro deve trabalhar com um conteúdo, do começo ao fim do Giro. Depois de selecionar o material-fonte é necessário garimpar também os trechos e estruturas mais relevantes para a assimilação, ou seja, os seus tesouros para o estudo.

Eu chamo de seus tesouros os trechos de texto ou áudio que ainda não são familiares para você. Se o seu objetivo é aprender, o seu tesouro é tudo aquilo que você ainda não domina. Por isso também o tesouro é só seu, porque depende do SEU nível e dos SEUS conhecimentos prévios. O fato de você dar atenção aos seus tesouros e não aos tesouros dos outros faz com que o seu desenvolvimento seja personalizado, acelerando suas conquistas, sem perda de tempo e energia com aquilo que não é tesouro neste momento para você. Isso não quer dizer que você não possa estudar com outras pessoas, afinal é comum que os seus tesouros sejam também os tesouros de outros. Mas, é importante não perder de vista sempre quais são os seus.

A técnica da Mineração acontece em dois momentos. No primeiro momento o objetivo é garimpar o material-fonte. No segundo momento, é selecionar as estruturas que serão colecionadas como seus tesouros.

Este é o resumo dos passos da Mineração:

  • Lembre-se de utilizar os recursos da mochila (Capítulo 7) e da reprogramação (Capítulo 8);
  • Escolha o material-fonte compatível com o seu nível;
  • Faça uma leitura/escuta de reconhecimento;
  • Vasculhe o conteúdo, fazendo uma análise prática;
  • Garimpe os seus tesouros.

A seguir eu explico cada passo desta técnica explosiva (gosto dessas expressões de efeito! Rsrsr!).

 

A escolha do material-fonte compatível

Para escolher o material, preste atenção tanto ao seu nível de maturidade quanto aos seus gostos pessoais e assuntos que lhe motivem investir o seu tempo.

Em primeiro lugar, se você está em um nível inicial, escolha trechos curtos e com expressões mais simples e diretas. Se estiver em nível avançado, escolha novas expressões em contextos mais complexos. Também vale aqui lembrar dos seus objetivos. Textos geralmente utilizam linguagem mais formal, enquanto os vídeos de seriados e filmes usam linguagem informal.

Em segundo lugar, escolha um conteúdo que se relacione com as suas paixões. A ideia é que você se divirta e faça desse tempo o seu momento de lazer! Outra dica para ajudar no processo é privilegiar os enredos, as histórias.

É bom ressaltar que aqui pode fazer diferença a ajuda de um professor ou de alguém experiente no idioma para lhe auxiliar a escolher um material compatível com o seu nível e com os seus objetivos.

 

Leitura/escuta de reconhecimento

Assista/leia todo o conteúdo do começo ao fim, identificando os blocos que você compreende e os que não fazem sentido ainda. Esse reconhecimento também servirá para você avaliar o seu progresso ao final da aplicação da técnica.

 

Análise prática do conteúdo

A análise que proponho não é uma análise sintática ou gramatical! Lembre-se do que já conversamos a respeito da gramática. A ideia é simplesmente reconhecer quais expressões, padrões escritos e sonoros você conhece e já está familiarizado e quais você ainda não compreende. Marque todos os blocos que você não compreende. Não deixe nada de fora e comemore quando houver expressões conhecidas. É bom ver o quanto já se sabe!

 

Garimpe os seus tesouros

É realmente uma técnica de mineração! Anote cada expressão ou palavra, sempre aproveitando o contexto no qual foi encontrada. Veja cada anotação dessas como um tesouro que você encontrou no material e valorize cada uma!

BAIXE GRATUITAMENTE O VIDEOLIVRO DIGITAL!

Preencha os dados a seguir e baixe gratuitamente a versão em PDF do mais completo Guia de Aprendizado de Inglês do Brasil!