Depois de separar os seus tesouros é hora de direcionar seus esforços para compreendê-los. Os seus tesouros lhe dão a oportunidade de enriquecer em conhecimento!
Agora na fase da Compreensão o objetivo é justamente entender os tesouros dentro do contexto de onde foram extraídos e, se possível, explorar como essas expressões e estruturas podem ser utilizadas em outros contextos.
Este é o resumo dos passos da Compreensão:
- Lembre-se (sempre) de utilizar os recursos da mochila (Capítulo 7) e da reprogramação (Capítulo 8);
- Associe os sons às palavras e perceba as sonoridades;
- Lapide os seus tesouros (com as ferramentas da mochila);
- Cubra as lacunas de entendimento;
- Expanda o contexto.
Acompanhe agora a explicação de cada etapa da técnica.
Associação e percepção
Eu proponho como primeiro momento para a Compreensão, a associação dos sons às palavras. Perceber como se diz, familiarizar-se com a sonoridade e começar a balbuciar ou articular mentalmente aqueles sons fazem parte da Compreensão. Ou seja,
Cubra as lacunas de entendimento
Em seguida, é importante entender o significado das estruturas usando um dicionário ou, em último caso, até um tradutor. Procure o significado de cada uma das expressões ou palavras, voltando sempre para verificar o melhor sentido no texto. Junto do trecho, anote o seu significado.
Lapidando seus tesouros
Se o seu nível de aquisição lhe permitir, anote os significados utilizando palavras ou expressões em inglês que você já domine ou que você tenha pesquisado nos dicionários. Caso ainda não esteja neste nível, anote em português mesmo.
Expandindo o contexto
A Compreensão se torna mais avançada em termos de maturidade e autonomia quando você tem condições de expandir o entendimento dos seus tesouros a partir de outros contextos, verificando como as mesmas expressões e estruturas podem ser usadas em outras situações.